Bem vindo!

Bem vindo à nossa página! Pretendemos anunciar aqui atividades do Conselho e links relacionados ao Brasil em Dresden e região.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Próxima reunião!

Olá a todos!
Na última reunião do dia 17 de setembro houve por parte da colega Simone Foltran uma proposta sobre a data da próxima reunião para o dia 03 de outubro. Em e-mail circular, inclusive a propria colega, cito que essa data é impropria por dois motivos: 1) é feriado; 2) ainda estarei a caminho devolta a Dresden. Uma outra possibilidade sugerida pela mesma colega em um e-mail anterior mandado a mim, foi a de que a reunião fosse feita dia 08 de outubro. Respondi-lhe que a princípio no haveria dificuldades nessa data. Entretanto devo informar-lhes que estarei em um congresso na TU Dresden (Alumniwoche) como embaixadora regional, o que me impede de estar presente em uma possivel reuniao nessa data.

Dessa maneira, sugeri em e-mail anterior, que entremos em contato, assim que eu esteja de volta a cidade, para chegarmos a um acordo para nosso próximo encontro, provavelmente no fim de outubro.

Desde já agradeco a compreensão e a colaborção de todos!

Um ótimo dia e até breve.

Atenciosamente,
Ligia Costa

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ata da última reunião do conselho - (créditos para Andrea)

Ata da reunião realizada em dezessete de Setembro de dois mil e onze, na Asocioción Cultural Iberoamericana às dezessete horas.

Fizeram-se presentes Sra. Andréa Lang, Sra. Simone e Alessandra Foltran, Sr. Eduardo Altmann e Sra.Cassia Mietzsch, à execao de Sra. Ligia Costa e Sr. Roberto Barros, cuja à ausência fora previamente justificada.

A Sra Andréa Lang deu inicio a reunião relatando o bom desempenho e a apresentação do STAND do CCBD no Stadfest . Em seguida foi apresentada a pauta para a reunião 1) relato dos pontos relevantes abordados no encontro realizado no dia 27 de Agosto de 2011 em Berlin; 2) o reconhecimento oficial do Conselho pela embaixada Brasileira; 3) pagamento da taxa de inscrição do STAND do CCBD no Stadfest no valor de € 14,00; 4) o funcionamento do GRUPO de discussão virtual no YAHOO; 5) eleição de um responsável pela comunicação e resposta do público enquanto a Sra Simone Foltran estiver ausente.

Em atenção a primeira pauta, foi relatado que um dos objetivos principais do encontro em Berlin, fora à necessidade de uma política clara e acoes diretas entre todas as partes envolvidas, a embaixada, a comunidade brasileira residente na Alemanha, e o CRBE Europa. Conforme pode ser lido no documento final enviando por email pelo Sr. Leandro Moll.

Em seguida, discutiu-se a necessidade de um planejamento especial para a cerimonia de oficialização do conselho. O Sr. Eduardo sugeriu uma apresentação em power point com as propostas, os projetos e as necessidades da comunidade brasileira residente em Dresden. Um exemplo citado,fora a necessidade de um consulado itinerante na região. Assim como o apoio e a disponibilidade de material didático para as aulas de Português.

Em seguida foi sugerido pela Sra Simone Foltran a realização de uma pequena apresentação cultural e musical para essa ocasião , a mesma se dispõe a ficar responsável por esta parte. Em comum, ficou definido a necessidade de uma nova reunião para a organização da cerimonia de oficialização do Conselho. Em virtude da sua viagem, a Sra Foltram sugeriu que próxima reunião seja no dia 3 de Outubro de 2011, no mesmo horário e local.

Dando continuidade a pauta, ficou acordado que o ressarcimento da taxa paga pela Sr. Ligia Costa será efetuado assim que a mesma retornar a cidade.

Discutiu-se também a funcionalidade do grupo de discurssao virtual do conselho no YAHOO, e um dos problemas identificado para essa falha, seria a dificuldade no manuseio (conhecimento e habilidade individual) dessa ferramenta, além dos problemas técnicos próprio YAHOO. Sendo assim, o SR. Eduardo prontificou-se em verificar e tentar solucionar os problemas técnicos até

o final desse mês (setembro/2011). Se ainda assim o problema persistir, foi sugerido uma nova forma de comunicäo entre o Conselho e a comunidade brasileira, bem como os interessados em manter uma parceria com o mesmo.

Tendo discutido todos os assuntos da pauta, deu-se por encerrada a reunião, às 18:30hrs, com os devidos agradecimentos.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Proxima reunião dia 17 sábado

Olá a todos!
Gostaria de relembrá-los que nossa próxima reunião será no dia 17 (sábado), às 17h no local de sempre: Asociación Cultural Iberoamericana (Bischofsweg 74).

As pautas da reunião já foram expostas aqui em notícia anterior.
Por motivos profissionais não estarei presente, mas a colega Andréa, que moderará a reunião, fará uma minuta informando-me do processo. De qualquer forma estarei bem informada sobre a reunião e continuarei me comunicando com todos.

A participação dos colegas é muito importante. Estamos em um processo de transição e nessecitamos de continuidade. Alérm disso, como alguns de voces ja sabem, muito em breve teremos que escolher uma data para a oficialização de nosso conselho pela embaixada.

Em correspondencia com o senhor Leandro, da coordenação dos conselhos, houve o claro interesse por parte da embaixada para esse processo, assim como deixei bem claro que certamente continuamos nossas atividades locais e nos organizaremos para uma data, na qual o senhor Leandro possa ir a Dresden.

Ademais, espero e conto com aparticipação de todos.
Igualmente espero sua compreensão para com minha ausencia excepcional.

Um abraço a todos e até breve em Dresden.

Ligia Costa

Global Generation






Caríssimos,
nossa participação como Conselho de Brasileiros no Stadtfest foi apenas uma mostra dos diferentes projetos de integração desenvolvidas na cidade de Dresden por várias instituições locais.

Como parte da programação do no próximo Interkulturellen Tage Dresden (18.09-02.10.2011 - Dias Interculturais Dresden), apoiado pela cidade de Dresden e Comunidade Européiaque, como o tema: "Zusammenhalte - Zukunft gewinnen", haverá dia 19, às 19.30h, no instituto Brüke/Most-Stiftung (Reinhold-Becker-Str. 5, 01277 Dresden) uma vernissage com o título: Lebenslinien - Mensschen in Afrika und Europa (Caminhos da vida - Pessoas na àfrica e Europa). A amostra conta com 16 auto-retratos de pessoas da África e Europa, simbolizando 16 resposta às perguntas: Que valores me são importantes? O que se precisa para um mundo melhor? Para que fim eu me fortaleço?

O evento contará com a participação do músico Michal Müller (República Tcheca). Em seu repertório, músicas folclóricas e jazz.

Para os amantes do jazz e fotografia e para interessados em temas sociais e políticos, essa é mais uma oportunidade de conhecer um dos interessantes projetos de conscientização, e por que não dizer de integração feitos na cidade?

E como integração, em seus diferentes aspéctos, é um dos temas que nos dizem respeito diretamente enquanto comunidade, a participação ativa no Interkulturelle Tage Dresden, deve ser entendido como parte do calendário de todos nós.

A todos, um forte abraço e viel Spaß!

Ligia Costa
P.S. Foto: Dresden Marketing



















segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Conselho no Satdtfest: Dito e feito!


Olá a todos!
Como planejado, o Conselho de Cidadaos marcou presenca no Stadtfest dia 20 (sábado). Nossa participacao nesse evento tao conhecido e importante na cidade de Dresden foi um excelente e estratégico instrumento de marketing, que nos possibilitou fazer-nos conhecidos entre o público geral.
O sucesso de nossa apresentacao pode ser observado, entre outros, pelo grande interesse dos passantes, assim como pela entrevista feita pelo jornal mais lido da cidade, Sächsische Zeitung (clic para ler artigo), além, é claro, das belas fotos e da atmosfera alegre e solidária entre nosso grupo.


Aqui gostaria de dar meus especiais agradecimentos ao engajamento das colegas Andréa Lang, das irmas Christ (Debora e Erika), a nossa artista Denise Chocobom, ao Eduardo Altmann, ao Gabriel, filho da Debora e a Richard, meu esposo. Meus queridos, sem sua participacao e engajamento nossa apresentacao nao teria sido o sucesso que foi. Es hat Spaß gemacht!

Aproveito para convidar mais uma vez a todos que gostariam de participar dessa importante iniciativa em nossa comunidade e dizer àqueles que ainda nao se decidiram, que velham. Os resultados falam por si mesmos.



Um abraco a todos e um ótimo dia!
Ligia Costa

P.S. Fotos: Denise Chocobom

domingo, 7 de agosto de 2011

Conselhos Reunidos na Embaixada dia 27

Olá todos!
No próximo dia 27 de agosto, das 13 às 16h na Embaixada do Brasil em Berlim, estarao reunidos para um seminário todos os Conselhos de Cidadaos, juridicao Berlim. Neste seminário serao tematizadas a política do Governo brasileiro para emigrantes, assim como a preparacao para a IV conferencia brasileiros no mundo.
Todos estao convidados a participar!
Para este seminário Roberto Barros, Conselho Dresden, confirmou participacao. Certamente se pudermos estar representados por mais colegas seria muito bom. Aproveito para convidar a todos que puderem e quizerem participar desse encontro, e pedir que confirmem sua participacao por meio de uma notícia/e-mail ao setor consular:

<assistencia@brasemberlim.de>
da embaixada por questoes organizacionais. A mesma deve ser enviada como cópia ao nosso grupo de discussao yahoo ou comunicada no blog para garantir-nos transparencia e sabermos quem estará presente no seminário.
Quanto a minha participacao, ainda nao é possível confirmá-la por questoes profissionais. Provavelmente nescessitarei estar em Bonn já neste período. Qualquer mudanca de minha posicao, será comunicada no presente meio.
Desde já agradeco o interesse e participacao de todos!

Um abraco a todos e ótimo domingo.
Ligia Costa

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reuniao em SETEMBRO!

Olá a todos!
Gostaria de convidá-los a nossa reuniao em SETEMBRO, dia 17, às 17.00h na Asociación Cultural Iberoamericana (Bischofsweg 74).

Lenvando em consideracao que as férias escolares estarao findadas e que a maioria de nós estará disponível e presente na cidade, inclusive eu, sugiro essa data. Por motivo profissional nao será possível de minha parte uma data anterior. Ademais somente a partir de outubro.

Quanto as pautas a serem tratadas sugiro: 1) Assinatura dos presentes na votacao do coselho; 2) Avaliacao de nossa apresentacao no Stadtfest; 3) Quem gostaria de responder aos e-mail público enquanto Simone Foltran estiver no Brasil?; 4) Idéais para melhorarmos nossa comunicacao com a comunidade, levando em consideracao a formacao de possíveis grupos de trabalho/atividades que possam ser de interesse para a mesma, a exemplo das aulas de portugues para criancas. Outros pontos podem e devem ser assinalados. Nao sendo possível que os mesmos sejam tratados no dia, se tornarao automaticamente parte da próxima pauta.

A todos um abraco e um ótimo dia!

Ligia Costa