Bem vindo!
Bem vindo à nossa página! Pretendemos anunciar aqui atividades do Conselho e links relacionados ao Brasil em Dresden e região.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Noite Literária Brasileira em Dresden
Olá a todos!
gostaria de convidá-los à Noite Literária Brasileira em Dresden, no próximo dia 4 de outubro (próxima sexta-feira), às 20h, na Literaturhaus Villa Augustin (Antonstr. 1, 01097).
O evento faz parte da programacao da Feira de Livros de Frankfurt, que tem como convidado de honra deste ano o Brasil.
Participarao do evento 4 autores brasileiros: Olavo Amaral (Porto Alegre), Tércia Montenegro (Fortaleza), Paloma Vidal (Buenos Aires/Brasília) e Antonio Xerxenesky (Porto Alegre).
Os autores farao leitura em portugues de alguns de seus textos lancados recentemente em uma antologia, que reuni também os trabalhos de outros 24 jovens escritores brasileiros.
A todos os amantes de nossa Língua e Literatura e interessados, sejam Bem Vindos!
A ENTRADA É FRANCA!
Uma ótima noite e até breve.
Atenciosamente,
Ligia Costa
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Só para constar: texto base/estatuto em JPEG
Olá a todos!
A nível de informacao, aqui uma cópia do texto base para o nosso estatuto. Esse texto se encontra em formato JPEG.
Por problemas técnicos de leitura em meu PC, nao foi possível enviar-lhes em outro formato. A solucao imediata que tive foi scaniar o texto (minha cópia), que já enviei a todos de minha lista de contatos.
Certamente me é claro que a leitura do texto aqui é difícil, mas o fiz para constar como publicado.
Acredito e espero que amanha já possa ter acesso aos meus programas de tratamento de texto. Entao postarei esse documento aqui em outro formato .
E para relembrar e reforcar o convite a todos, nosso próximo encontro será na BLUMENSTRAßE 96 (casa da Denise Sousa/ Focus Producoes / Denise Chocobom), às 17h.
A todos uma ótima noite e semana maravilhosa.
Nos vemos lá!
Atenciosamente,
Ligia Costa
sábado, 14 de setembro de 2013
Bate-Papo Brasileiro...Novidades
Olá a todos!
Aqui um pouco do "Bate-Papo Brasileiro" de hoje no Watzke am goldenen Reiter.
As imagens falam por si. Mas "o bom tom" exige infomacoes claras de todas as nossas atividades e projetos a todos os que participam diretamente do mesmo, assim como a toda a comunidade em geral, SEM EXCECAO. Afinal nossa iniciativa diz respeito a todos nós, Cidadaos Brasileiros em Dresden.
O encontro informal foi muito produtivo e alegre...Nos divertimos bastante e concretizamos mais um de nossos objetivos: Marcar uma data para a leitura e dicussao do texto base para o nosso estatuto, a ser em breve votado em pleno e aprovado pela comunidade, com a presenca da vice-consulesa, a senhora Regina Resende e/ou de outro representante da Embaixada em Berlim.
Trocamos idéias e falamos da atual situacao do Conselho de Cidadaos Dresden e de seus projetos, mas também de iniciativas de interesse a nossa comunidade, como por exemplo:
- 23. INTERKULTURELLE TAGE 2013, com palestras e outros EVENTOS SOBRE O BRASIL, no dia 5 de outubro, às 17h. Local: Kulturrathaus (Königstrße 15, Clara-Schumman-Saal);
- E a programacao do Teatro St. Pauli Ruine, da qual a Simone Foltran participa como cantora lírica e coordenadora musical de duas pecas.
Neste sentido, convido a todos os interessados em participar e dar continuidade a nossa iniciativa a comparecerem no próximo encontro.
A DATA é a PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (20.9.), às 17h. O ENDERECO é:
Blumenstraße 96 (casa da Denise Sousa).
Comparecam. SUA PARTICIPACAO é MUITO IMPORTANTE!
Quem quizer pode levar algo para beber e/ou comer, pois homo sapiens com barriga tranquila pensa bem melhor :-)
Aproveito para agradecer o apoio e engajamento de todos os que estiveram presentes em nosso Bate-Papo e reafirmar o convite aos que, por motivos maiores, nao puderam comparecer hoje.
Especial agradecimentos a Cassia, Simone, Denise, Telma, Vilane, Ludmila e Roberto. Obrigada por seu tempo de hoje!
Boa noite a todos e até SEXTA-FEIRA!
Cordialmente,
Ligia Costa
segunda-feira, 9 de setembro de 2013
"Bate-papo brasileiro": Encontro
Olá a todos!
Depois de um verao maravilhoso e com o "tanque" cheio de energia, é um ótimo tempo para a continuidade de outras atividades.
Gostaría de convidá-los para um "bate-papo brasileiro" no próximo sábado, a partir das 16.30h.
O local de encontro é a cervejaria Watzke (Hauptstrasse - Neustadt); alternativas podem e devem ser oferecidas!
Depois de um verao maravilhoso e com o "tanque" cheio de energia, é um ótimo tempo para a continuidade de outras atividades.
Gostaría de convidá-los para um "bate-papo brasileiro" no próximo sábado, a partir das 16.30h.
O local de encontro é a cervejaria Watzke (Hauptstrasse - Neustadt); alternativas podem e devem ser oferecidas!
Igualmente, trocaríamos ideias para a retomada das atividades de nosso Conselho do Cidadao, que continua vivo e em curso!
Depois
de alguns meses em "pausa por maternidade"...por assim dizer...é chegada a
época de colhermos os frutos muito bem plantados por todos nós, que nos
engajamos e acreditamos nessa ideia, mas também por aqueles que querem
conhecer e participar conosco desse projeto.
Nosso engajamento foi tao bom e bem coordenado, que conseguimos até mesmo trazer um Ministro a Dresden para nossa festa de oficializacao, em 2011 no Satdmuseum, com número consideravel de participantes; fomos muito bem representados no Stadtfest do mesmo ano, assim como no encontro de empresarios do IHK Dresden. O grupo de criancas bilingues, nascido no ceio do conselho, é mais um dos bons exemplos.
Nosso sucesso e bons resultados só foram possíveis pela uniao dos diferentes interesses e pela vontade de fazer algo por todos nós, brasileiros em Dresden
Nosso engajamento foi tao bom e bem coordenado, que conseguimos até mesmo trazer um Ministro a Dresden para nossa festa de oficializacao, em 2011 no Satdmuseum, com número consideravel de participantes; fomos muito bem representados no Stadtfest do mesmo ano, assim como no encontro de empresarios do IHK Dresden. O grupo de criancas bilingues, nascido no ceio do conselho, é mais um dos bons exemplos.
Nosso sucesso e bons resultados só foram possíveis pela uniao dos diferentes interesses e pela vontade de fazer algo por todos nós, brasileiros em Dresden
O convite se extende a todos os interessados a participar e a conhecer nossa proposta.
Ficarei feliz em reve-los!
A todos um ótimo dia e semana.
Um abraco cordial,
Um abraco cordial,
Ligia Costa
P.S.: Divulguem por favor essa notícia a todos os amigos e conhecidos brasileiros.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Boas Festas!
Boas festas e um Feliz Ano Novo a todos!
Sao os meus sinceros votos a nossa comunidade em Dresden, nossos familiares e amigos.
Um abraco cordial,
Ligia Costa
Sao os meus sinceros votos a nossa comunidade em Dresden, nossos familiares e amigos.
Um abraco cordial,
Ligia Costa
domingo, 4 de novembro de 2012
Xingu Vivo x Usina Belo Monte
Olá a todos!
Gostaria de convidá-los para a palestra sobre o movimento Xingu Vivo contra a
construcao da hidrelétrica Belo Monte, em Altamira / Pará, como parte da
programacao do Dialog der Kulturen sobre o tema água.
A construcao da barragem Bello Monte é um projeto lancado desde 1975. Esse projeto visa a construcao de uma usina hidrelétrica em terras indígenas, com consequencias catastrófcas para uma das maiores comunidades indígenas (Kayapo) na Amazonie e para o meio-ambiente.
Belo Monte é planejada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo. Com sua construcao serao remanejadas da regiao do Xingu mais de 40.000 pessoas. Mais de 1,3 billhoes de Euros estao sendo investidos nesse projeto por firmas européias, sem visível retorno a comunidade local.
Em setembro os índios Kayapos ocuparam a barragem e pararam os trabalhos.
A questao lancada é: A que preco o crescimento economico deve ser incentivado a custa de catástrofes ambientais e do desrespeito aos direitos humanos, especialmente da populacao ribeirinha e indígena locais?
A palestra será dada pelo jornalista David Vollrath (Redator ambiental da iniciativa Rettet den Regenwald e.V. Hamburg). O local é Ökumenisches Informationszentrum e.V. (Kreuzstraße 7, Dresden), Horário: 19.30h. A entrada é franca!
Sejam todos bem vindos!
Mais informacoes sobre o tema:
http://www.google.de/imgres?start=136&hl=de&client=firefox-a&sa=X&rls=org.mozilla:de:official&channel=fflb&biw=1280&bih=661&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=6Dt7JCZPEPWkpM:&imgrefurl=http://plattformbelomonte.blogspot.com/2010_04_01_archive.html&docid=uhHGV_SEsSg46M&itg=1&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibTmuygIu0vZdgCr1hxjT2ekzMI5vHckJ3uLvEMUA5LOtEDO7n86lKhWFUcAUCpnWg2U1IE-yW8_29jWfW94pjFepwQ94lFKKT6UMDeeKFvI3Y7DMsUx_7KfzwzgnSfTPzUsCMsqyl_nYt/s1600/video_KNA-70iger.jpg&w=353&h=294&ei=70-WULW8LYjOsgbciIHgAQ&zoom=1&iact=rc&dur=552&sig=107068162503467097088&page=13&tbnh=205&tbnw=246&ndsp=12&ved=1t:429,r:46,s:100,i:142&tx=75&ty=173
http://www.xinguvivo.org.br/
http://www.zdf.de/ZDFmediathek/beitrag/video/1557138/#/beitrag/video/1557138/Staudamm-contra-Regenwald
Gostaria de convidá-los para a palestra sobre o movimento Xingu Vivo contra a
construcao da hidrelétrica Belo Monte, em Altamira / Pará, como parte da
programacao do Dialog der Kulturen sobre o tema água.
A construcao da barragem Bello Monte é um projeto lancado desde 1975. Esse projeto visa a construcao de uma usina hidrelétrica em terras indígenas, com consequencias catastrófcas para uma das maiores comunidades indígenas (Kayapo) na Amazonie e para o meio-ambiente.
Belo Monte é planejada para ser a terceira maior hidrelétrica do mundo. Com sua construcao serao remanejadas da regiao do Xingu mais de 40.000 pessoas. Mais de 1,3 billhoes de Euros estao sendo investidos nesse projeto por firmas européias, sem visível retorno a comunidade local.
Em setembro os índios Kayapos ocuparam a barragem e pararam os trabalhos.
A questao lancada é: A que preco o crescimento economico deve ser incentivado a custa de catástrofes ambientais e do desrespeito aos direitos humanos, especialmente da populacao ribeirinha e indígena locais?
A palestra será dada pelo jornalista David Vollrath (Redator ambiental da iniciativa Rettet den Regenwald e.V. Hamburg). O local é Ökumenisches Informationszentrum e.V. (Kreuzstraße 7, Dresden), Horário: 19.30h. A entrada é franca!
Sejam todos bem vindos!
Mais informacoes sobre o tema:
http://www.google.de/imgres?start=136&hl=de&client=firefox-a&sa=X&rls=org.mozilla:de:official&channel=fflb&biw=1280&bih=661&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=6Dt7JCZPEPWkpM:&imgrefurl=http://plattformbelomonte.blogspot.com/2010_04_01_archive.html&docid=uhHGV_SEsSg46M&itg=1&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibTmuygIu0vZdgCr1hxjT2ekzMI5vHckJ3uLvEMUA5LOtEDO7n86lKhWFUcAUCpnWg2U1IE-yW8_29jWfW94pjFepwQ94lFKKT6UMDeeKFvI3Y7DMsUx_7KfzwzgnSfTPzUsCMsqyl_nYt/s1600/video_KNA-70iger.jpg&w=353&h=294&ei=70-WULW8LYjOsgbciIHgAQ&zoom=1&iact=rc&dur=552&sig=107068162503467097088&page=13&tbnh=205&tbnw=246&ndsp=12&ved=1t:429,r:46,s:100,i:142&tx=75&ty=173
http://www.xinguvivo.org.br/
http://www.zdf.de/ZDFmediathek/beitrag/video/1557138/#/beitrag/video/1557138/Staudamm-contra-Regenwald
Assinar:
Postagens (Atom)










