Bem vindo!

Bem vindo à nossa página! Pretendemos anunciar aqui atividades do Conselho e links relacionados ao Brasil em Dresden e região.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Exposicao de Fotos e Bossa Nova ao vivo!

Olá a todos!

Gostaría de convidá-los no próximo dia 26.1., às 20 no LadenCafé AHA (endereco abaixo), para a abertura da exposicao de fotografias chamada "Ich gehöre auch zu dieser Satdt", com a apresentacao de Frank do Violao e Reginaldo Carioca (Bossa Nova).

Esse trabalho é uma cooperacao entre Ökumenisches Informationszentrum e.V. (ÖIZ), Frauentreff e.V., Einhorn e.V., Conselho de Cidadaos Brasileiros Dresden e Asociación Iberoamericana e.V., coordenada por mim e Andrea Lang.

A exposicao do dia 26.1. faz parte da programacao anual do Dailog der Kulturen Dresden 2012. No primeiro ciclo (de janeiro a marco) o público
terá a oportunidade de se informar sobre o tema: Exílio e Imigracao, por meio de diferentes mídias: Fotos, filmes, mesa redonda e degustacao de especialidades internacionais durante o workshop "Kulinarisches Erlebnis" no ÖIZ.

Para maiores informacoes sobre nossas atividades, ler o link abaixo, com toda a programacao para janeiro (como pdf-datei):

http://www.infozentrum-dresden.de/site/monatsprogramm.php

A partir de abril até junho estará em foco a América Latina. Certamente um dos países a serem tematizados será o Brasil.
Haverá mesas redondas, com especialistas das áreas economica, sócio-cultural e religiosa, assim como autoridades locais. O crescimento desordenado das cidades latinas, a exemplo de Sao Paulo e Mexico-City e suas consequencias socias; o papel social das escolas de samba para as comunidades locais no Rio de Janeiro sao alguns dos exemplos dos temas a serem tratados. Filmes (Terra em Transe, Uma Onda no Ar, Bey, Bey, Brasil), workshops e prática culinária estao garantidos na programacao.

Participe e contribua com sua experiencia e opiniao!

Em seguida o convite oficial publicado pelo ÖIZ para a exposicao:

"In der Reihe: Dialog der Kulturen zum Thema Exil und Migration
Ausstellungseröffnung: "Ich gehöre auch zu dieser Stadt - Lebenswelten von Migrantinnen in Dresden". Eine Ausstellung des Ausländerrrates Dresden e.V. / Projekt: Interkultureller Treff
In der Ausstellung sind Migrantinnen porträtiert, die fotografisch ihre eigene Sicht auf Dresden
eingefangen haben. Jeweils ein Porträt, fotografiert von Olga Sperling, sowie
die von der porträtierten Person gemachten Fotos können in der Ausstellung
betrachtet werden.
Live-Musik mit Bossa Nova
Frank do Violao (Gitarre und Gesang) und Reginaldo Carioca (Perkussion)
Donnerstag, 26. Januar 2012, um 20 Uhr
im LadenCafé aha, Kreuzstraße 7"

Ficaremos felizes em recebe-los pessoalmente!

Um abraco a todos e ótimo fim de semana.


Atenciosamente,


Ligia Costa

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

IBAS - Reconhecimento de diplomas na Saxonia

Olá a todos!



Segundo artigo publicado na Deutsche Welle online (em 4.11.2011), o parlamento alemao aprovou a legislacao que facilita o reconhecimento de diplomas obtidos fora da Alemanha.
Essa lei entrará em vigor em marco deste ano e beneficiará 300 mil imigrantes no país.

Na Sxonia foi desenvolvida desde 2010 uma plataforma de informacao e assessoramento para o reconhecimento de documentos/diplomas - IBAS (Informations- und Bertungsstelle Anerkennung Sachsen), visando a integracao profissional de imigrantes, assim como a formacao de uma rede de contatos com os atores locais por meio de uma melhor comunicacao com os mesmos.

Caso alguem queira se informar sobre as possibilidades de reconhecimento de seus documentos escolares, mas também sobre as possibilidades de educacao para jovens e adultos na regiao, poderá faze-lo diretamente nessa instituicao.

Endereco do IBAS: Weißeritzstr.3 (Yenidze), 01067 Dresden, Tel. 0351/ 43 70 70 40,
e-Mail: anerkennung@exis.de, Internet: www.anerkennung-sachsen.de

Outro endereco interessante é o do programa MigraSAX - MigrantInnen als Wirtschaftsakteure in Sachsen: http://www.migrasax.de/


Vale a pena conferir!

A todos muito boa sorte e sigam adiante!

Atenciosamente,
Ligia Costa




































segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jobmesse Dresden 2012

Olá a todos!
Com a chegada do Novo Ano novas espectativas, novos sonhos e planos...
Neste sentido, gostaria de informar-lhes sobre a Jobmesse Dresden, de 13 a 14 de janeiro.
Essa é uma boa oportunidade para todos que buscam informacoes sobre o mercado de trabalho, contato com empresários e firmas locais e regionais, assim como para àqueles que buscam alternativas profissionais ou pensam em trabalhar como autónomos.
Haverá vários standes de informacao no local. Para maiores informacoes ler o link abaixo:


http://www.jobmesse-dresden.de/

Um abraco e boa sorte a todos!

Feliz 2012!

Atenciosamente,

Ligia Costa

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Restropectiva 2011!




Olá a todos!
As festas natalinas se passaram. Esperamos com grande espectativa a passagem do ano e desejamos com a chegada de 2012 a realizacao de nossos sonhos e objetivos, que continuemos com saúde e que a alegria e a harmonia simbolizadas pelo natal permanecam em nossos coracoes ao longo do Novo Ano...
Em nossa retrospectiva 2011 podemos nos alegrar pela realizacao de nossos projetos de interesse comum; somente possível pelo esforco e participacao de todos os colegas que desde o início, assim como os que a nós se juntaram posteriormente, nos apoiaram com sua participacao direta ou indiretamente para a concretizacao de nossos objetivos.
Mais uma vez, agradeco a todos aqueles que acreditaram e contribuiram para a constituicao de fato de nosso Conselho de Cidadaos Dresden!
Entre nossas atividades este ano podemos apontar as reunioes mensais aos sábados, nossa participacao no evento Primavera Latina - Tusculum; Dresden wird bund!; Internationale Alumni-Woche - TU Dresden; conferencia com empresários da regiao sobre o tema: energia renovável no Brasil - Hotel Elbflorenz; e o mais esperado momento de todos, nossa cerimonia de oficializacao - Café do Stadtmuseum.
Para 2012 estamos na organizacao do projeto Dialog der Kulturen Dresden, de janeiro a dezembro. A programacao contará com uma série de 4 exposicoes de diferentes artistas, mesas redondas para a discussao de temas de interesse global, especialidades culinárias, filmes e palestras ao longo do ano.
Dia 26 de janeiro, às 20h no Café AHA - Kreußkirsche 7, inicia-se o primeiro evento de nossa programacao: exposicao de fotografias de mulheres imigrantes que vivem em Dresden. Frank do Violao e Reginaldo Carioca tocarao Bossa Nova. O público poderá entrar em dialógo com tres das imigrantes fotografadas, assim como saber da atual situacao social e política de seus países de origem e como essas imigrantes vivem em Dresden.
Todos estao convidados a participar de nossa programacao, que é gratuita e aberta ao público em geral!

Os resultados falam por si. Agora é manter o que foi feito e fortalecer nossa uniao.

Queridos, a todos um FELIZ ANO de 2012, cheio de saúde e boas realizacoes para todos nós!

Atenciosamente,
Ligia Costa

domingo, 18 de dezembro de 2011

Nova referencia de informacao




Olá, a todos!


Hoje comemoramos o último domingo de advento.
Gostaria de desejá-los mais uma vez um bom domingo, e que esse período simbólico se fortaleca em nossos coracoes.
Hoje também gostaria de informá-los sobre mais uma possibilidade de informacao indicada em nosso blog; e diga-se de passagem, uma muito boa possibilidade de informacao, divertida e muito original: é o blog da Tamine Maklof e sua website - Die Karambolage.


Deem uma olhadinha nesse link. Tenho certeza de que concordarao comigo.

Um abraco a todos e até breve.

Ligia Costa




P.S. Foto: Tamine Maklof

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Conselho no jornal da cidade!

Olá a todos!
A cerimonia de oficializacao do Conselho é notícia no magazine eletronico da cidade - Dresden International: <www.dresden.de/newsletter-international> ou:

"Brasilianischer Bürgerrat Dresden
Der brasilianische Burgerrat (Conselho de
Cidadaos) wurde im Jahr 1997 als eine
Initiative des foderativen brasilianischen
Staates gegrundet. Es ist ein unabhangiges
Forum mit dem Ziel, den Informationsaustausch
zwischen der brasilianischen Community und den lokalen
Behorden und Unternehmen zu fordern. In Dresden gibt es
ein Conselho de Cidadaos seit Marz 2011. Am 14. Dezember
fand die offizielle Grundungsveranstaltung statt, an der auch
der brasilianische Gesandte Roberto Collin und der Chef der
Konsularabteilung der brasilianischen Botschaft in Berlin, Leandro
Moll teilnahmen.
Wer mehr uber den brasilianischen Burgerrat erfahren mochte
oder mitmachen mochte, kann sich an Ligia Costa oder Andrea
Lang wenden: brasildresden@googlemail.com.
Mehr unter http://conselho-dresden.blogspot.com."

Nosso esforco e trabalho em conjunto estao mostrando frutos...seus bons frutos.

Mensagem do dia: CRER PARA VER!

Um
abraco a todos e ótimo dia,

Ligia Costa

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Com Certidao de Nascimento!

Olá a todos.
Nossa cerimonia de oficializacao foi um SUCESSO!!!!!!!!!!!
O Conselho de Cidadaos Dresden recebeu por assim dizer sua certidao de nascimento.
Com a vinda dos senhores Ministro R. Colin e L. Moll, chefe do departamento consular da Embaixada do Brasil em Berlim, tivemos oficializada publicamente nossa existencia...Uma grande vitória para todos nós da comunidade brasileira de Dresden.
A cerimonia foi muito agradável. Tivemos a oportunidade de trocarmos idéias em conversa informal com os representantes de Berlim, assim como de nos confraternizarmos.
Os quitutes feitos pelas companheiras foram degustados com todo prazer. As doacoes de bebidas feitas por outras foram bem apreciadas; também havia café do Brasil e Sekt organizadas por nós...delícia!
Conhemos gente nova e muito agradáveis, mas também reafirmamos lacos como, por exemplo, no trabalho em conjunto e de grande sucesso com a Asociación Cultural Iberoamericana, em nome da Mercedes, assim como com Emiliano, chefe da AFROPA (associacao africana). A cobertura jornalística é feito da Tamine, que fez fotos do evento, inclusive durante o "making off"...Mas essas ficam para a próxima vez. Assim que tiver as fotos, as postarei por aqui.
A todos que colaboraram concretamente para a realizacao desse objetivo...nosso reconhecimento...meu muito obrigada!
Isso só foi possível pela uniao de forcas e de um pensamento salutar, visando o bem comum, baseado no respeito entre os colegas e a vontade de realizar ideais.

Nós estamos de parabéns!

Um abraco cordial a todos.


Ligia Costa